Para lidar com arranhões de gato você vai precisar entender um pouquinho sobre psicologia comportamental.
Todo comportamento reforçado tende a se perpetuar, enquanto todo comportamento não reforçado tende a se extinguir. O que reforça um comportamento? De uma forma geral atenção, carinho, estímulos agradáveis, etc.
Então se você está brincando com seu gato, daí ele começa a te arranhar e morder, você briga com ele e logo em seguida volta a brincar, o que está acontecendo é que você está reforçando o comportamento dele através da brincadeira. Gatos caçam e caças tendem a relutar. Você "relutou" e manteve a brincadeira, então na cabecinha deles está tudo bem.
O que deve ser feito no lugar é imediatamente fazer eles entenderem que você não gostou e interromper a brincadeira na hora e sem pena. Pra fazer eles entenderem que você não gostou, basta fazer um chiado com a boca como os próprios gatos fazem (você já deve ter visto) olhando pra ele com cara séria. Logo em seguida interrompa a brincadeira e saia de perto do seu gato. Não volte a falar com ele nos próximos minutos, enquanto ele estiver agitado com essa brincadeira
Com isso seu gatinho vai entender que você não gostou da brincadeira. Mas assim, tenha em mente que a brincadeira deles é caçar, então por mais que eles entendam que não é pra te machucar, eventualmente eles vão perder a mão kkk
O negócio é sempre que ele te machucar, você interromper a brincadeira
Eu faço isso com meus gatos e eles nunca me machucam intencionalmente. Eles sempre tem muito cuidado ao brincar comigo e são uns amores! Tão amores que todo mundo que conhece eles, ficam com vontade de roubar eles de mim (até a veterinária deles kk)