Cochise

joined 10 months ago
 

re-publicado de: https://lemmy.eco.br/post/8530048

A métrica que melhor mostra a força dessa continuidade é comparar o número de prefeituras que cada partido venceu com quantas governava na véspera da eleição - e não com as vitórias obtidas em 2020. Isso porque, nos últimos quatro anos, houve muita migração partidária. Assim, comparar apenas os resultados das urnas ao de quatro anos atrás não traz um retrato fiel do desempenho dos partidos.

Por essa ótica, houve muito mais continuidade que mudança. O resultado obtido pelo PSD é ilustrativo dessa diferença. O partido elegeu 654 prefeitos em 2020, e 887 este ano, o que o fez ser visto como o grande vitorioso. Mas, na véspera do pleito, governava 1.040 municípios - logo, perdeu 153 prefeituras (14%). Já o MDB entrou na disputa com 916 prefeituras e saiu com 853, uma perda de 63 municípios. PL e Republicanos tiveram os maiores ganhos, mas menores que os obtidos em 2020. Enquanto isso, o PT tinha 265 prefeituras na véspera da eleição, e conquistou 252.

 

Mais um convite ao debate que uma conclusão bombástica, mas algo para a gente colocar no radar.

[–] Cochise@lemmy.eco.br 6 points 1 month ago (3 children)

Acho curioso que eles dizem que está acima do potencial, mas não dizem qual o potencial e como chegaram no número.

Com o tanto de previsão que o mercado errou nos últimos anos, vale a pena acreditar nessa estimativa de "potencial" dele?

[–] Cochise@lemmy.eco.br 6 points 2 months ago

Fim do governo Bolsonaro esteve abaixo de 2 salários, criando a situação bizarra da pessoa pagar IR, porque ganha muito, mas receber PIS, porque ganha pouco.

[–] Cochise@lemmy.eco.br 2 points 2 months ago (1 children)

Como chama o blog? Dependendo da idade eu conheci ele.

[–] Cochise@lemmy.eco.br 41 points 2 months ago (5 children)

The Legolas-Gimli discrepancy is astonishing.

[–] Cochise@lemmy.eco.br 1 points 2 months ago

Cinnamon

Acho que é o que mais se encaixa. É baseado no mesmo stack tecnológico e tem uma interface usável. Acho que uma mistura do Cinnamon com aplicativos utilitários do XFCE e Mate é o ideal. Gosto muito mais do Thunar, do XFCE que do Nemo ou Caja, por exemplo.

E meio triste que desde que o GNOME começou a enfiar o pé na jaca o ecossistema se fragmentou a esse ponto.

[–] Cochise@lemmy.eco.br 1 points 2 months ago

Meio que está sendo reescrito pela segunda vez. Não recomendo a estabilidade do projeto, mas a aparência realmente é bem legal.

[–] Cochise@lemmy.eco.br 2 points 2 months ago

OBS: O Nemo é, literalmente, o Nautilus de antigamente. O pessoal do MATE fez um fork e continuou o desenvolvimento.

[–] Cochise@lemmy.eco.br 8 points 2 months ago

Removed because it was unmaintained.

https://phabricator.kde.org/T11545

[–] Cochise@lemmy.eco.br 25 points 2 months ago (2 children)

Windows hides extensions by default.

[–] Cochise@lemmy.eco.br 2 points 2 months ago (1 children)

Minha impressão é que é negativa, mas mais porque o pessoal coloca o bot para despejar conteúdo e abandona. Se a pessoa acompanhar a conta e interagir, boa parte da rejeição some.

 

Um guia sintético de o que é preciso instalar e o que funciona.

 

Moro podia passar sem essa, mas descobri que eu precisava muito.

 

A pesquisa de César Zucco e David Samuels e Fernando Mello aponta que o ressentimento social contra mulheres, negros e pobres, está ligado à sensação de que o seu grupo perdeu status social, e os dois podem prever o antipetismo. Agora todo mundo que tirou sarro da Marilena Chauí tem que fazer mea culpa.

Tem dois insignts muito interessantes na pesquisa:

  1. Ao contrário de outros países, no Brasil o contrário também é verdade. A pessoa ter baixo ressentimento e perceber que seu grupo ganhou status prevê petismo.
  2. Quanto ao status social, petistas, acham que todo mundo ganhou, antipetistas, acham que todo mundo, menos MST e LGBT. (Figura) Minha intuição é que antipetistas tem uma mentalidade de soma-zero enquanto petistas tem uma mentalidade ganha-ganha.

Artigo; https://piaui.folha.uol.com.br/materia/a-psicologia-afeta-concretamente-a-politica/

Pesquisa completa: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=4727821

Poscast com entrevista sobre o tema: https://omny.fm/shows/an-lise-da-not-cia/lula-ou-bolsonaro-quem-influencia-elei-es-municipa

view more: next ›