this post was submitted on 02 Jun 2024
11 points (92.3% liked)

Meta

221 readers
1 users here now

Para discussões e dúvidas relacionadas com esta instância de Lemmy, bem como requisições de novas comunidades e promoções a moderador.


Requisições

Comunidades

Para efeitos de segurança, a livre criação de comunidades foi desativada, e como tal, é necessária a publicação de uma requisição nesta comunidade, caso alguém pretenda começar um novo espaço.
A publicação deve ter um título no formato Requisição de nova comunidade: <nome>, onde <nome> deverá ser substituído pelo nome da comunidade. O corpo deve conter uma justificação, explicando o porquê da requisição.

Por exemplo,

Requisição de nova comunidade: batatas

Gostava de ter um espaço dedicado à discussão e partilha de informação relacionada com os variadíssimos tubérculos que existem.
Moderadores

No caso das comunidades originais nas quais ainda só exista um administrador da instância como moderador, e no caso de alguma comunidade não ter nenhum responsável ativo, é possível requisitar a atribuição do cargo. Para tal, e de forma semelhante à secção anterior, deve ser feita uma publicação nesta comunidade com título e corpo adequados.

founded 3 years ago
MODERATORS
 

Boas

Se estão a ler esta pub, certamente notaram na rapidez da instância!
Tempos de espera abismais para carregar os feeds, abrir publicações ou deixar comentários são coisas do passado :P

Não é nenhum segredo que a instância tem estado pela hora da morte já há vários meses. A verdade é que este "desleixo" e aparente abandono se deveu a uma grande perda de motivação da minha parte, motivada pelos sucessivos fracassos ao longo do último meio ano. Há muito tempo que a instância tem problemas de desempenho, em grande parte por causa do êxodo relativamente massivo de utilizadores do Reddit para o Lemmy, como consequência do grande "apagão" de 2023 (ref. em Inglês). Desde então que eu tenho travado uma batalha cansativa, tentando diagnosticar e corrigir os problemas do servidor; apesar de algumas atualizações promissoras ao software, e de melhorias muito significativas às configurações do servidor, os resultados finais foram efetivamente muito pobres. Assim, pouco a pouco a motivação foi-se perdendo, e a instância caiu num estado lamentável.

Porém, há cerca de três dias atrás, o Joel Reis (o meu contacto na WebTejo; ❤️) fez-me uma proposta muito interessante -- uma máquina mais potente, numa melhor localização, e com armazenamento de objetos, por um preço ligeiramente abaixo do atual. Rapidamente pusemos em marcha uma migração total do servidor antigo para o novo que, apesar da sua demora,[^1^] correu sem percalços e foi um sucesso estrondoso. A máquina é notavelmente mais rápida, o que se reflete com grande evidência no funcionamento das várias interfaces web e das aplicações móveis. Por enquanto ainda não migrámos o armazenamento de objetos, uma vez que é a WebTejo ainda está a dar os últimos toques na nova funcionalidade, mas assim que isso estiver pronto, passarei para lá todos os dados que atualmente residem nos servidores da Scaleway em França.

Portanto, se tudo correr bem, a instância não deverá voltar a ter problemas de desempenho, especialmente daquela dimensão absurda ;)
Digam-me o que acham do novo servidor!

Cumps,

~tmpod


PS: Eu ainda estou a fazer umas pequenas alterações aqui e ali, portanto é normal que de vez em quando o servidor aparente estar em baixo, é só momentâneo :p


[^1^]: A migração foi um tanto complexa porque decidi também migrar de Docker para Podman (duas ferramentas de gestão de "contentores virtuais"), e porque acabei por ter vários outros compromissos que tomaram mais prioridade (já que tb se contavam pelos dedos das mãos os utilizadores frequentes da plataforma).

you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] Ninguem@lemmy.pt 4 points 5 months ago (2 children)

Só para sugerir que...

Não há pressa, penso eu, mas só para não vires (eu tinha "virmos", mas como o @tmpod é que faz isto andar...) a correr o risco de ficar na mesma: Com o servidor a correr tão bem, corres o risco de assistir a um aumento do número de utilizadores e, consequentemente, uma degradação do desempenho. O que fará com que seja, então, preciso migrar novamente para um cavalo mais forte.

Não queres ir pensando num mecanismo de financiar a coisa?

Eu não tenho nenhuma experiência nisso, nem percebo nada de finanças, mas imagino que mais tarde ou mais cedo...

Ideias:

  • Pub (má, talvez a pior)
  • Patronos (melhor, mas...)
  • Associação a uma entidade interessada:
    • Que quisesse pagar uma conta para aqui vender o seu peixe (isto é pior que pub?)
    • Que simplesmente tenha interesse em que exista este serviço
    • Incentivos do governo ou autarquias
  • Alguém que faça um podcast patrocinado por uma empresa que pague isto (pub?)
  • Continuar na mesma...
[–] tmpod@lemmy.pt 3 points 5 months ago (1 children)

Aquilo que levantas é bastante pertinente, e é algo no qual eu ando a pensar já há muito, mas que infelizmente ficou arrumado no proverbial caixote por causa da minha recente desmotivação.

A minha idea assenta fundamentalmente em "patronato", ou seja, em donativos e patrocínios por parte de indivíduos, e potencialmente também de outras entidades. Quero afastar-me ao máximo da publicidade, especialmente na sua forma mais comum. Por exemplo, de certa forma publicito a WebTejo ao mencioná-la na barra lateral da instância, coisa que até destaquei um pouco mais com essa migração, mas faço-o porque estão a prestar-me um serviço mais que fundamental, têm sido um apoio excecional e como ainda são relativamente pequenos merecem a atenção :)

Relativamente a incentivos do governo ou de autarquias, já me passou pela cabeça, mas tenho sérias dúvidas que tal coisa exista e que fosse ser aplicado a esta instância. Mas posso tentar falar com pessoas mais informadas para saber ao certo. O que me leva a pessoas ou entidades que possam ter um simples interesse em mater a plataforma, nomeadamente a ANSOL, ESOP, D3, etc.
Quanto à primeira, teria que falar mais a sério com eles, mas não sei. No ano passado dei uma "pequena" (acabou por ser relativamente grande até 😅) palestra no painel da ANSOL na Festa do Software Livre, em Aveiro, mas daí não resultou nada de especial, em grande parte por culpa minha.
A ESOP poderá ter algum interesse, mas uma vez que se trata de uma associação de empresas, pode não estar muito no âmbito deles. Terei que falar melhor com o @gvlx (Gerardo), que preside a ESOP.
Seria interessante também trabalhar com a D3, mas eles já têm uma excelente instância de Mastodon com que se preocupar, duvido que estejam interessados em investirem na lemmy.pt.

Estou a contar trabalhar na parte do financiamento da instância em breve, publicando os documentos de transparência financeira que acabaram por ficar em atraso, e muito provavelmente migrando para a OpenCollective, ainda não sei muito bem.

[–] Ninguem@lemmy.pt 1 points 5 months ago (1 children)

Há que ter cuidado com o fisco... a partir do momento em que entram €, lá veem obrigações chatas que podem fazer com que receber pouco seja pior do que não receber nada. :-/

[–] tmpod@lemmy.pt 1 points 5 months ago

Sim, é verdade. Por enquanto, não prevejo que os donativos cresçam para um volume em que isso passe a ser uma preocupação séria, mas de qualquer das formas quero prevenir-me e falar com malta mais a par do que se deve e não se deve fazer (provavelmente da ANSOL e companhia).

[–] tomas347@lemmy.pt 1 points 5 months ago (1 children)

Aceitar doações? Há malta que doa? Ou posso estar errado

[–] tmpod@lemmy.pt 1 points 5 months ago

Sim, há quem doe. Quando a instância era mais ativa, cheguei a receber por volta de 8€ por mês, o que já era bastante bom. A minha esperança é que com uma boa visibilidade da página de donativos, que deve também ser clara e objetiva, as pessoas se sintam mais à vontade em contribuir, mesmo que pouquinho cada um.
Se cada utilizador contribuísse com 50¢, teríamos excedente mais que necessário para fazer upgrades e outras cenas à vontade. A minha ideia original até era pegar em parte do excedente, caso isso viesse a acontecer, e direcioná-lo ao projeto Lemmy ou a membros da comunidade que ajudassem com alguma coisa (banner, etc).