"Na França existem leis severas contra quem usa e quem vende cocaína. E, como sempre, o flagelo se espalha e se intensifica apesar das leis e talvez por causa das leis. Da mesma forma no resto da Europa e na América.
Declarar livre o uso e o comércio de cocaína e abrir lojas onde a cocaína seja vendida a preço de custo, ou mesmo a baixo custo. E depois fazer grande propaganda para explicar ao público os malefícios da cocaína.
Certamente, com isso o uso nocivo da cocaína não desapareceria completamente, pois persistiriam as causas sociais que causam infortúnios e os levam ao uso de drogas.
A nossa proposta não será levada em consideração, ou será tratada como maluca.
Contudo, pessoas inteligentes e desinteressadas poderiam dizer: 'Depois que as leis penais se mostraram impotentes, não seria bom, pelo menos como experiência, tentar o método anarquista?'"
Texto de 1922 por Érico Malatesta. https://periodicolaboina.wordpress.com/2016/02/21/la-cocaina-por-errico-malatesta/.
Interessante. Mas ela não é uma droga, tipo muito nociva?
Tudo é nocivo dependendo da quantidade e frequência. Mas falando em entorpecentes, álcool é super nocivo assim como o cigarro. Indo além dos incompetentes, embutidos e açúcar são altamente nocivos. Doenças cardiovasculares são as que mais matam.
Em geral, onde as drogas são descriminalizadas, o consumo tendeu a cair. Ja proibição nunca impediu que drogas se tornasse um problema social. Guerra as drogas foram perdidas.
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/02/internacional/1556794358_113193.html
Aliás, a proibição atende mais os interesses de lucro de grupos de poder, e menos o interesse em restringir as pessoas de ter acesso e usar elas.
Sim, eu sei essa parte.
Minha duvida era especificamente quanto a cocaína, que parece ser mais viciante. Mas sou leigo.
É considerada umas das drogas mais viciantes depois da Heroína e Nicotina, por exemplo.
Cerca de 21% das pessoas que experimentam a cocaína se tornarão dependentes em algum momento da vida. https://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/27/ciencia/1467041169_218109.html
Nicotina é mais viciante que a cocaina: “Nicotina e heroína apresentam mecanismos semelhantes de dependência”, afirma David Burns, um dos autores do relatório e professor da Universidade da Califórnia. https://febract.org.br/portal/2017/07/19/cigarro-e-mais-viciante-que-cocaina/
Interessante! Por essa eu não esperava.